PALLADIO

sexta-feira, março 23, 2007

Planorcom Versus MMM Roberto

Horrorizou-me a intervenção que a Planorcon (?) fez no aeroporto de Santos Dumont e que foi publicada na edição do Arcoweb de 17/03/2007. Onde estavam o IPHAN, o IAB-RJ que permitiram mais este crime assacado contra o patrimônio da arquitetura moderna deste país tão infeliz ao cuidar de sua cultura? Que absurdo aquele corredor de acesso aos "fingers", chupadíssimo de vários projetos de aeroportos "high-tech" extremo-orientais, escondendo o prédio dos MMM Roberto e velando do saguão de entrada um dos mais belos panoramas do mundo, ocultados por uma mais do que canhestra estrutura metálica?
Nos últimos anos, com a desfarrapada desculpa do Pan-2007 o Cesar Maia tem construído qualquer cacareco, por pior que seja, na pobre Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que já foi "mui heróica e leal" e hoje parece que é governada por um débil mental. Por que tudo ao Sul do Equador tem de ser sempre para pior? Principalmente em nossa pátria (cf. Vinicius), pátria-nossa tão pobrinha ( e que vai ficando cada vez mais feinha). Para mais comentários, só com Camões...

No mais, Musa, no mais, que a lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria não, que está metida
No gosto da cobiça e da rudeza
Dhüa austera, apagada e vil tristeza.


Quem se dispuser a consultar o indigitado anexo aeroportuário (?) no www.arcoweb.com.br, repare como o corte transversal é uma cópia deslavada e tecnicamente empobrecida da seção típica do aeroporto de Kansai, em Osaka, Japão, do arquiteto italiano Renzo Piano. Arquitetura "low-tech"! (Vejam-se, p.e. as revistas Domus nº 764 ou a L'Architecture D'Aujourd'Hui nº276). A chupada é descarada e indefensável já que se trata de projeto de repercussão mundial, de grande visibilidade na mídia e formalmente de muita originalidade e criatividade, com a marca indiscutível do seu autor. Mas que falta de imaginação! Olá arquitetos da Planorcon! Dêem uma espiada no aeroporto de Sevilha, do Rafael Moneo, para constatarem que é possível desenhar-se um aeroporto sem se cair em clichês pseudo-tecnológicos e sem renunciar ao contexto do lugar!(V. Domus 736)
Outro item importante: O "Renzo Piano Workshop" ganhou o projeto em um concurso internacional de arquitetura; alguém sabe, por acaso, como foi que a Planarcom "ganhou" este projeto? Se concurso houve, um ou outro colega ouviu falar-se dele? Pois é...
Enfim, dói no coração ver a bela treliça tridimensional do Piano, em forma de coluna vertebral de um sáurio gigantesco (80 m de vão + balanços) transformada em espinhela de uma mera lagartixa, sapecada de qualquer jeito sobre o belo prédio dos irmãos Roberto. Quando a Lina Bardi via barbaridades como essa, aconselhava: planta hera, meu filho, tapa com hera. Hera, unha-de-gato, qualquer coisa.

Euclides Oliveira.

1 Comments:

  • Nesse caso o Cesar Maia não tem culpa nenhuma .A culpa é da infraero e do Iphan que são do Governo Federal.

    By Anonymous Anónimo, at 2:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home