Simetria
Mas por que esta particularidade nos seres vivos? Segundo Jacques Monod
isto é devido à teleonomia, a informação (um “projeto”) armazenada dentro de um ser vivo que orienta a morfogênese, o processo de moldagem de sistemas biológicos; assim, me parece evidente que, no decorrer da evolução das espécies desde uma molécula replicadora primitiva até o Homo Sapiens Sapiens, somente as forças externas da natureza e as funções vitais dos seres vivos impediram que estes fossem totalmente simétricos, pois pela economia da engenharia biológica não haveriam motivos para a diferenciação formal das partes.
Desta maneira, podemos observar que a quase totalidade dos seres vivos é vermiforme, ou seja, a boca fica em uma extremidade do corpo e o anus em outra, o que é funcionalmente evidente. Quanto à simetria, observemos, por exemplo, um elefante (poderia ser um tigre, um macaco, um homem): seu corpo, se secionado por um plano horizontal não é simétrico, devido à força da gravidade e a necessidade de locomoção; se secionado por um plano vertical transversal também não o é devido à obrigatoriedade da relação boca - órgãos digestivos – anus (organização vermiforme). Já quanto a um plano longitudinal, a simetria finalmente aparece, simplesmente por que não havia razão para a diferenciação bilateral.
Assim, nos artefatos humanos, repetimos esta configuração – vejamos um pote; em relação a um plano horizontal, é assimétrico, pois a parte superior é aberta e a inferior fechada e em relação a um plano vertical é simétrico, pois não há razões para não sê-lo. Na arquitetura ocorre a mesma coisa embora, por nossa relação com as coisas vivas, a simetria parece-nos bela em si:
Acho que quando não há razão funcional para não sê-lo, a arquitetura deve ser simétrica em relação a planos horizontais e verticais, transversais ou longitudinais. Quando não for este o caso, devemos compor os elementos arquitetônicos assimétricos com harmonia e saber e o resultado será, certamente, tão bom quanto o anterior.
* [... os objetos designóides não são acidentais. Eles de fato foram moldados por um processo magnificamente não randômico, o qual causa uma impressão quase perfeita de design...]. Richard Dawkins, A Escalada do Monte Improvável - uma defesa da teoria da evolução, cap. 1, pág. 15.
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By yanmaneee, at 5:14 da manhã
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