PALLADIO

domingo, abril 15, 2007

A Mulher do Bodum.

Iniciei meu curso de graduação em 1965, na Fauldade de Arquitetura e Urbanismo da antiga Universidade do Brasil, hoje FAU-UFRJ. O edifício da Faculdade, estalando de novo, ficava (e ainda fica) na Ilha do Fundão, juntamente com o complexo da Faculdade de Engenharia, ambos belos projetos do arquiteto Jorge Moreira e da equipe do Escritório Técnico da Universidade do Brasil. Naqueles tempos, a ilha era um fim-de-mundo, com os dois prédios, um alojamento de estudantes que ficava em um velho presídio desativado, um botequim que chamávamos de "candango" e mato, muito mato; a paisagem vista das vidraças da faculdade era tristonha, um cemitério de navios onde apodreciam velhos cargueiros do Lloyd.
Pois bem, devido a este afastamento da cidade, a diretoria da faculdade permitia que nós varássemos a noite nos atelieres de desenho (que eram muitos, para cada turma), para finalizarmos os trabalhos curriculares e foi numa "virada" destas que um colega nosso, veterano do quinto ano e meio amalucado, conhecido pelo estranho apelido de "Bodum",resolveu levar consigo uma prostituta(das bravas) para distraí-lo durante a noite atarefada. Raiada a manhã, o Bodum resolveu ir tomar um café na lanchonete para espantar o sono e deixou a moça com a incumbência de ir fazendo pinguinhos de nanquim com a "oxford" no jardim do seu projeto.
Não haviam se passado nem cinco minutos quando entrou na sala o regente da cadeira de "Grandes Composições", arquiteto reacionário e de produção eclética que gozava da antipatia de todos nós por sua rabujice perante tudo o que fosse "moderno" e por seu anti-comunismo feroz.
- Mas quem é a senhora? Indagou o mestre com visível espanto e indignação.
- Eu sou a mulher do Bodum! Respondeu a menina, resposta esta evidentemente infeliz, naquela situação.
- Pois vá chamar o seu Bodum imediatamente, que eu quero ter uma conversa com ele , replicou a besta-fera.
E foi assim que o "seu Bodum foi suspenso por meio ano e a FAU passou a ser fechada pontualmente às 18 hs, acabando-se nossa "sopa" de virar ali as noites de trabalho e farra.