Forma e Construção.
Sempre achei que, em arquitetura, o acúmulo histórico da experiência e o progresso tecnológico não têm infuência significativa sobre a qualidade do espaço construído. Michelangelo Buonarroti e Bramante não foram inferiores a Le Corbusier e Andrea Palladio nada fica a dever a mestres do modernismo como Alvar Aalto e Mies van der Rohe. Nem mesmo entre as obras contemporâneas a tecnologia de ponta faz alguma diferença quando se trata de qualidade arquitetônica; será a obra de Norman Foster superior a de Álvaro Siza, a de Richard Rogers melhor do que a de Paulo Mendes da Rocha? Claro que não!!!
Mies van der Rohe dizia que a arquitetura era a arte da construção (Baukunst), que sua (dela)essência era o contruir e que a arte era a manifestação última de sua perfeição tectônica. Sustentava também que a construção não apenas determinava a forma mas era ela mesmo a própria forma (um tanto redundante, não é verdade?). Não concordo totalmente com este postulado: evidentemente a forma surge da construção mas anteriormente a esta, ela foi imaginada, pensada; sua qualidade intrínseca independe do método construtivo e até de sua realização como objeto, ela é uma manifestação do intelecto (quem já viu os esboços de Bramante para S. Pedro, de Roma, sabe do que estou falando). Evidentemente a técnica construtiva transparece na forma (por exemplo, a pedra, a madeira, o concreto, o aço) mas a qualidade desta pertence ao reino das proporções, da sabedoria no uso da luz e dos materiais, das soluções estruturais que cantam, da sua adequação ao meio ambiente, ao lugar.
Uma metáfora adequada ao tema seria a de que as técnicas construtivas se constituissem em instrumentos musicais (indo desde a mais rude flauta doce até o mais perfeito Stradivarius ou a um piano moderno) e a arquitetura, nas melodias que criássemos tocando estes últimos; a música assim produzida iria certamente variar desde as mais sublimes sonatas até a ruídos sem nexo e insuportáveis. Até a próxima.
Euclides Oliveira
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home