PALLADIO

quarta-feira, agosto 23, 2006

Para recordar

Palavras do filósofo espanhol Eduardo Subirats, nascido em Barcelona em 1947 e que conhece profundamente a produção arquitetônica de nosso país:

[..."Antes, existia um lugar para o sonho e a utopia nos movimentos de resistência e crítica: hoje eles se converteram em um ritual de consumo cultural. As vanguardas abandoraram seu sentido inovador por um caráter profundamente conservador. Pressionados pelo consumismo os artistas perderam a plena liberdade para criar. A identificação com o novo não está ao lado da liberdade de renovação mas, frequentemente, a seviço do esquecimento de si mesmo, de alienação. As gerações mais jovens sentem-se obrigadas a uma constante atualização tecnológica e a uma diferenciação linguística"...]

Vitorrio Gregotti nos diz algo semelhante: [..."O pior inimigo da arquitetura moderna é a idéia de espaço considerado exclusivamente em termos de suas exigências econômicas e tecnológicas, indiferentes a idéia de lugar...].

Resumindo, as vanguardas viraram moda de consumo, avidamente absorvidas pelas elites a procura do último fato cultural produzido pelo mercado. Voltando a Subirats: [... "A moda é um sistema social de produção de uma falsa identidade"...], falsidade esta propagada pela mídia capitalista globalizada e adotada freneticamente pelos basbaques que formam a "nata" social aqui da terrinha.

Euclides Oliveira.